SIGA-NOS:

BAHIA

Rua Min.ACM - lt 12 Qd. C - Buraquinho
Lauro de Freitas, BA 42700-400
Cel: 71-99176-2732
Fax: 71-3369-4882
Email: contatoctar@gmail.com

  • s-facebook
  • Twitter Metallic

COMO CHEGAR

Para tentar minimizar os acidentes e preservar a integridade física dos indivíduos envolvidos nos trabalhos nesses locais, o Ministério do Trabalho publicou em 2006, inspirado em modelos americanos bem-sucedidos, a NR-33, que dispõe sobre os procedimentos operacionais que devem ser seguidos pelas empresas e seus funcionários, no que diz respeito às atividades realizadas em Espaços Confinados.

O CTAR realiza o Curso de Trabalho em Espaço Confinado para Trabalhadores e Observadores de segurança (Vigias) de acordo com a Norma Regulamentadora Nr 33 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que se refere a segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados.

Espaço Confinado é definido pela NR-33 como uma área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possui meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde pode existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. 

Antes de acessar um um espaço confinado, o trabalhador deve esta treinado e autorizado pela empresa. Esta permissão é exigida por lei e é executada pelo supervisor de entrada. Este curso é obrigatório para trabalhadores, vigias e supervisores que trabalhem em espaços confinados.

“A Norma Regulamentadora nº 33 – Saúde e Segurança nos Trabalhos em Ambientes Confinados – tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.”¹
A NR-33 Supervisor em Espaço Confinado, possui carga horaria de 40 horas, validade de 1 (um) ano, sendo um curso obrigatório para o profissional operar a permissão de entrada, preencher e assinar a Permissão de Entrada e Trabalho (PET) assegurando um trabalho seguro no interior do espaço confinado. Após 1 ano (12 meses), o profissional deve realizar o curso de Reciclagem da NR-33 Supervisor de Entrada (12 horas). Lembramos que o Supervisor de Entrada pode operar na função de Vigia quando necessário.
Os treinamentos visam capacitar os profissionais da área à prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção em espaços confinados, de acordo com a NBR 14787 que estabelece os requisitos mínimos para proteção dos trabalhadores e do local de trabalho contra os riscos de entrada em espaços confinados.

O Curso de NR33 para os Trabalhadores Autorizados (entrantes) e Vigias, possui carga horária de 16 horas e validade de 1 (um) ano, sendo um curso obrigatório para o profissional que irá entrar no espaço confinado (Trabalhador Autorizado) e/ou permanecerá fora do espaço confinado, desempenhando a função de vigia, sendo responsável pelo acompanhamento, comunicação e ordem de abandono para os trabalhadores.

Após o prazo de 1 (um) ano, o profissional deve refazer o curso de NR33 Trabalhador Autorizado e Vigia.

De acordo com a Norma Regulamentar Trabalhador autorizado é o trabalhador capacitado para entrar no espaço confinado, ciente dos seus direitos e deveres e com conhecimento dos riscos e das medidas de controle existentes.

O vigia é trabalhador designado para permanecer fora do espaço confinado e que é responsável pelo acompanhamento, comunicação e ordem de abandono para os trabalhadores.