ctar certificação.png

Visão geral do curso

De acordo com as Normas Regulamentadoras, NR 33 (Espaço Confinado) e NR 35 (Trabalho em Altura), as empresas devem ter em seu procedimento um programa de acionamento de uma equipe de salvamento e resgate para atividades envolvendo ambientes confinados e trabalhos em altura, caso seja necessário realizar um resgate. Além de uma equipe especializada em Resgate Técnico Industrial em Altura e/ou em Espaço Confinado, as empresas devem incluir em seus  treinamento elaborações de planos de resgate  de forma correta, equipamentos e procedimentos, em vez de depender apenas dos serviços de emergência, como um plano de contingência.

Nossos cursos de resgate são divididos por níveis em conformidade a NBR 16710-1 todos feitos sob medida, cobrindo equipamentos e métodos de trabalho que devem ser usados ​​no local. Isso garante que os alunos saibam o que fazer em uma situação específica de seu ambiente de trabalho. 

Objetivos

O objetivo do treinamento para o profissional em resgate em altura e/ou em espaço confinado é atender os requisitos necessários para a sua  qualificação dentro de um processo permanente de desenvolvimento para sua atuação nas operações de resgate existentes nos setores industriais.

Pré-requesitos

Para obter a Certificação de Resgate Técnico Industrial da Aneac é preciso que o profissional atenda aos requisitos descritos no DOC-004.

  • 1 foto 3x4;

  • Código de Ética assinado FRM-002;

  • Cópia do treinamento de primeiros socorros conforme tabela 2 no documento Nac-006;

  • Formulário de solicitação de certificação preenchido FRM-026;

  • Cópia de RG, CPF ou carteira de habilitação;

  • Cópia do ASO atualizado;

  • Comprovante de experiência profissional para solicitação de nível técnico e coordenador de equipe;

  • Treinamento de NR 33 (Espaço Confinado);

  • Primeiros Socorros

  • Cópia do Certificado de treinamento;

  • Comprovante de escolaridade.

Certificação

Todos os alunos bem-sucedidos no treinamento teórico e prático, receberão um certificado e carteira de identidade cobrindo seu treinamento, que é válido por 2 anos.

Duração

2 dias para Nível Industrial

3 dias para Nível Operacional

4 dias para os Níveis Líder e Coordenador de Equipe

NÍVEIS

 

Qualificação de resgate em altura e/ou em espaço confinado

Industrial

 

Este é o nível básico de qualificação em resgate especificado para o primeiro nível, para o qual a pessoa deve estar habilitada a participar de uma variedade limitada de resgates em altura e/ou em espaços confinados posicionado a partir de uma superfície que requeira seu deslocamento seguro por meio de sistemas de proteção individual de restrição de movimentação, retenção de quedas e posicionamento para movimentação vertical simples de vítimas e resgatistas, em cenários com o emprego restrito de sistemas de resgate de pré-engenharia ou pré-montados, manuais ou automáticos.

 

Este nível de qualificação é destinado às equipes de emergência e resgate compostas por pessoas que sejam trabalhadores da indústria em geral, contratadas ou subcontratadas, que executem trabalhos em altura e em espaços confinados, e/ou pessoas que façam parte do quadro da brigada de emergência das empresas, de nível básico conforme a ABNT NBR 14276.

Operacional

 

Nível inicial de qualificação em resgate especificado para o segundo nível, para o qual a pessoa deve estar habilitada a participar de uma variedade limitada de resgate em altura e/ou em espaços confinados, posicionada a partir de uma superfície que requeira seu deslocamento seguro por meio de sistemas de proteção individual de restrição de movimentação, retenção de quedas e posicionamento para movimentação vertical de vítimas e resgatistas, em cenários com emprego de sistemas montados de vantagem mecânica, sistemas de resgate de pré-engenharia ou pré-montados, manuais ou automáticos, podendo ainda executar progressões diversas por meio de corda, sistemas mecânicos e elétricos, específicos para movimentação e resgate de pessoas.

Este nível de qualificação se destina às equipes próprias ou externas de emergência e resgate, compostas por pessoas que atuam sob forma de dedicação exclusiva em resgate industrial em altura e em espaços confinados com a capacitação e o treinamento em conformidade com esta Norma.

 

Líder

 

Nível intermediário de qualificação em resgate especificado para o terceiro nível, para o qual a pessoa deve estar habilitada para participar de uma variedade de resgates em altura e/ou em espaços confinados, em qualquer nível de altura, que requeiram movimentação ou deslocamentos básicos de vítimas com ou sem macas, com emprego de sistemas montados de vantagem mecânica, sistemas de regate de pré-engenharia ou pré-montados, manuais ou automáticos, e sistemas de vantagem mecânica, para realizar acesso até a vítima de forma autônoma por técnicas de progressões diversas por corda, sistemas mecânicos e elétricos, específicos para movimentação e resgate de pessoas em todas as direções.

Esse nível de qualificação é destinado às pessoas que atuam em resgate industrial em altura e em espaços confinados qualificados no nível operacional.

Coordenador de Equipe

 

Nível avançado de qualificação em resgate especificado para o quarto nível, para o qual a pessoa deve estar habilitada para coordenar presencialmente uma operação de resgate, elaborar o seu planejamento, avaliar e dimensionar a operação de resgate por corda, estabelecer funções, designar responsabilidades, determinar a execução de tarefas, orientar a montagem de sistemas de movimentação vertical e horizontal, participar de uma variedade de resgates de alta complexidade e desempenhar funções em resgates avançadas em suspensão em que seja necessário ou não o acompanhamento da vítima por um resgatista.

O resgatista qualificado no nível de coordenador de equipe deve estar habilitado a coordenar presencialmente uma operação de resgate, elaborar o seu planejamento, avaliar e dimensionar a ope­ração de resgate por corda, estabelecer funções designar responsabilidades, determinar a execução de tarefas, orientar a montagem de sistemas de movimentação vertical e horizontal, participar de uma variedade de resgates de alta complexidade e desempenhar funções resgates avançadas em sus­pensão em que seja necessário o acompanhamento da vítima por um resgatista.

Contate-nos hoje

71 3508-1315 / 71 99153-9071